sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Eleições 2009

Bom Pessoal, segue abaixo algumas orientações para as eleições desse ano.

1 - Todas as eleições nos grupos deverão acontecer após a assembléia (dia 25 de Outubro na Igreja São Jorge Mártir) onde estaremos votando no coordenador Diocesano (atualmente é o Marquinhos), ele pode ou não ser reeleito. É importantíssimo que se você, coordenador de grupo ainda não pegou sua carta de convocação, faça isso o mais rápido possível, caso contrário, não poderá participar da Assembléia, falando nisso, quero lembrar que apenas os coordenadores de grupos e coordenadores de ministérios Diocesanos podem votar e também ser candidatos (caso se enquadrem em uma das cláusulas do estatuto que determina um mínimo de 5 anos de caminhada na RCC para ser candidato)

2 - Todas as eleições dos nossos grupos de jovens deverão acontecer no período de 1 à 30 de Novembro, cada um poderá escolher qualquer uma das datas dentro desse período para fazer sua eleição

3 - A eleição é feita por voto secreto, não existe indicação da coordenação

4 - São candidatos a coordenação do grupo, todo aquele que tiver dois ou mais anos de caminhada na RCC (na RCC e não necesariamente na equipe de serviço, isso significa que se uma pessoa entrou em Agosto na equipe de serviço, mas já participa do grupo há dois anos, poderá ser candidato)

5 - Só poderá ser candidato quem, além de respeitar o tópico anterior, Também ter participado das formações básicas da RCC (Seminário de Vida, de Dons, Experiência de Oração)

6 - Poderá ser reeleito o coordenador que estiver no máximo em seu terceiro ano de coordenação, caso contrário, ele não poderá ser candidato.

7 - A reeleição é facultativa, isso significa que antes da votação, caso o atual coordenador não deseje ser candidato, deverá comunicar a todos da equipe de serviço, apesar de recomendado, não é obrigatório justificar-se.

8 - Caso algum membro da equipe não queira ser candidato a coordenação, deverá comunicar e justificar-se antes da eleição começar, nesse caso, a justificativa deverá ser aceita pelo atual coordenador.

9 - O coordenador é eleito com o maior número simples de votos, não existe segundo turno, em caso de empate, o atual coordenador decide quem assume (mesmo que seja ele quem empatou com outra pessoa)

10 - O coordenador eleito não é obrigado a ter como vice-coordenador, a pessoa que teve o maior número de votos abaixo dele, a escolha é livre e poderá ser anunciada até o dia 31 de Dezembro

11 - Não existe eleições dentro dos ministérios, todos os coordenadores de ministérios são escolhidos pelo coordenador eleito (ou reeleito, caso esse, deseje alterar as coordenações), o coordenador eleito tem até o dia 31 de Dezembro para anunciar os coordenadores de ministérios.

12 - O tempo de coordenação do grupo e dos ministérios é de 3 anos (com direito a reeleição facultativa do coordenador do grupo)

13 - Qualquer servo da equipe pode ser o coordenador de um ministério, desde que, não ultrapasse o limite de 6 anos seguidos na coordenação do mesmo, por exemplo, Rafael foi o coordenador do ministério de intercessão durante os últimos três anos, então ele PODE ser novamente escolhido como coordenador da Intercessão durante mais três anos, porém, nas próximas eleições, ele não poderá ser coordenador do ministério novamente, porque já completou 6 anos seguidos a frente do mesmo, no entanto PODERÁ ser candidato a coordenação do grupo. Outro Exemplo: João completará 4 anos de coordenação do ministério de música de seu grupo, ele até pode ser escolhido para continuar, todavia, quando ele completar 6 anos de coordenação da música, deverá ser substituído por outro servo. Particularmente, nós do MJ não recomendamos esse procedimento, pois no caso do João, ele irá sair da liderança da música DURANTE o ciclo da nova coordenação, quando o ideal, é que as lideranças (na medida do possível) se mantenham as mesmas durante os 3 anos que se segue.

14 - Os membros do Ministério Jovem não estão autorizados a serem candidatos em seus respectivos grupos, todavia, por fazerem parte da equipe de serviço, possuem direito a voto.

15 - Todo e qualquer coordenador eleito ou reeleito deverá ser confirmado pelo PÁROCO de sua comunidade.

16 - Estaremos aguardando até o dia 01 de Dezembro o comunicado de cada grupo a respeito de sua eleição (nosso e-mail: rccjovem.santos@gmail.com), caso algum grupo não nos notifique, entraremos em contato para verificar o que ocorreu.

17 - O Ministério Jovem, possui livre acesso para intervir na eleição.

18 - A nova equipe (coordenação do grupo e de ministérios) assume a partir do dia 1º de Janeiro

Importante: Muitos dos pontos descritos acima estão diretamente ligados com o nosso estatuto, outros são definições próprias do MJ para viabilizar e organizar as eleições desse ano (sem ferir estatuto).

A última reunião de coordenadores do ano, Dia 20 de Dezembro, deverá contar com as presenças dos coordenadores atuais e dos já eleitos.

A equipe do Ministério Jovem - Diocese de Santos se coloca a disposição para retirar qualquer dúvida referente as eleições desse ano, caso exista alguma dificuldade nesse sentido com o seu grupo, entre em contato conosco.

Desejamos uma santa eleição na luz de Cristo.

Nenhum comentário: